MDIC – Entenda as obrigações da sua indústria!

Indusrtia - Quero montar uma empresa

Se você tem uma indústria que realiza trâmites comerciais no exterior, então, precisa saber sobre o MDIC e os sistemas que fazem parte desse ministério!

Para todo tipo de empreendimento que você abre no Brasil, existe um órgão do governo para exigir critérios importantes sobre o seu funcionamento, para apoiar e informar sobre suas obrigações fiscais.

Se você tem interesse em abrir ou já é dono de uma empresa no setor da indústria ou comércio exterior, o órgão que você precisa conhecer e seguir é o MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

As idas e vindas do MDIC

O MDIC foi criado na gestão do presidente Juscelino Kubitschek, em 1960. 

Posteriormente, na década de noventa, foi extinto durante a gestão do então presidente Fernando Collor de Mello para, ainda na mesma década, voltar a existir na gestão do presidente Itamar Franco.

Já em 2018, o presidente Jair Bolsonaro fundiu o ministério com os ministérios da Fazenda e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Mas você sabe do que o MDIC se trata?

O MDIC é um órgão que formula, avalia e executa políticas públicas com a intenção de promover a competitividade, o investimento, a inovação, o comércio exterior e o bem estar do consumidor. 

Para isso, alguns sistemas foram criados para ajudar a gerir e controlar diversas áreas de atuação das mais diversas empresas.

Siscoserv

O Siscoserv, sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio, foi criado e colocado em prática em dezembro de 2011.

O Siscoserv, sob explicação do próprio MDIC, é:

“um sistema informatizado desenvolvido para o aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis, bem como para a orientação de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis”.

Os artigos 25 a 27 da Lei  n° 12.546 de dezembro de 2011 estabelecem a obrigatoriedade de prestar informações relativas aos trâmites entre os residentes do Brasil e os residentes do exterior que abranjam serviços, intangíveis e outras operações que gerem alteração no patrimônio de pessoas físicas, jurídicas ou entes despersonalizados.

O MDIC, junto com o Ministério da Fazenda, criou o Siscoserv para controlar dados referentes à importação e à exportação de alguns itens, e regulamenta algumas operações como, por exemplo:

  • Contratação ou transferência de intangíveis faturados por residentes no exterior;
  • Prestação ou recebimento de serviços e faturamento de empresas domiciliadas no exterior;
  • Contratação de residentes do exterior via agenciadores, sendo que faturado domiciliados no exterior.

O MDIC é extremamente abrangente, complexo e trata, além dessas, várias outras situações e especificações referentes às indústrias e ao comércio interior.

Sendo assim, é sempre necessário um aprofundamento maior sobre cada tópico gerido pelo Ministério para que, dessa forma, tenhamos um conhecimento mais completo de todas as possibilidades e todos os sistemas utilizados para desburocratizar e facilitar o funcionamento da sua empresa ou indústria.

Enriqueça todo o seu mercado

Continue se informando sobre tudo o que influencia o seu mercado de trabalho! 

Compartilhe informações relevantes entre seus colegas de profissão e, assim, construa um ambiente profissional mais competente, competitivo e saudável para todo o país!

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
Entenda de forma prática como funciona e quais são as…
Open chat