O que o VSM pode fazer pela sua indústria?

Conheca Os Principais Beneficios Do Vsm Para Sua Industria Post (1) - Quero montar uma empresa

Conheça os principais benefícios do VSM para sua indústria e comece agora mesmo esse processo importante

O VSM (Mapeamento do Fluxo de Valor), se realizado corretamente, pode agregar bastante para a sua indústria

O mapeamento do fluxo de valor (VSM) é uma ferramenta de manufatura enxuta que busca mapear seu processo do fornecedor ao cliente, destacando os fluxos de produtos e informações e identificando atrasos e processos que não agregam valor.

É uma visão de nível superior de sua indústria, em vez de uma visão detalhada de um processo individual dentro dela, mas este mapa é uma verdadeira revelação para a alta administração. 

Abordaremos nesse artigo basicamente:

  • Por que precisamos do VSM?
  • O que mapeamos?
  • Como fazemos o VSM?

Esta é uma das ferramentas de mapeamento mais poderosas e fáceis de usar à sua disposição, e pode levar a uma melhoria rápida e significativa para o seu negócio, se forem tomadas medidas após o exercício de mapeamento.

VSM não se trata apenas de criar um mapa; trata-se de descobrir onde estamos hoje com um mapa de fluxo de valor atual e usar a equipe para criar um mapa de fluxo de valor de estado ideal como um alvo a ser almejado enquanto cria uma série de mapas de estado futuro para trabalhar na jornada para nosso estado ideal .

Qual a necessidade do VSM?

Precisamos de um mapeamento do fluxo de valor para:

  • Criar uma visão e direção comuns para nossa empresa, um mapa do estado atual criado por aqueles envolvidos nos processos cria aceitação e compreensão de onde estamos. A criação de um estado ideal em conjunto fornece aquela visão compartilhada que todos podem aderir e trabalhar para.

A criação de mapas de estados futuros e planos de ação relacionados ajudam a gerar melhorias e mudanças dentro da empresa trabalhada por todos.

Com o Lean, estamos tentando reduzir o tempo desde o recebimento do pedido até o dinheiro que chega em nossa conta bancária. Isso é melhor feito por meio de uma avaliação do fluxo de valor como um todo, não apenas nos concentrando no pequeno período de nosso lead time ocupado por fabricar.

O que mapear?

O mapeamento do fluxo de valor geralmente é realizado em um único produto ou em família de produtos, do fornecedor ao cliente. 

Quando temos vários produtos, é tentador querer mapear todos eles, mas isso resultaria apenas em sobrecarga de informações.

A equipe deve escolher um produto ou família no qual cria o mapa, quaisquer melhorias feitas neste fluxo de valor podem então ser usadas como um modelo para melhorar outros fluxos de valor. Às vezes, é difícil encontrar famílias de produtos se você tiver um grande número de ítens individuais. A análise da família de produtos é uma ferramenta útil para encontrar as semelhanças entre os produtos para permitir a criação de famílias.

Como fazer o VSM

O mapeamento do fluxo de valor é um processo de equipe que deve ocorrer no local de trabalho, não dentro de um escritório por um especialista usando dados de procedimentos escritos sobre o que deve acontecer. 

Seu mapa de fluxo de valor deve refletir exatamente o que acontece, juntamente com dados atuais reais sobre níveis de estoque, atrasos, mudanças ao longo do tempo, níveis de qualidade e assim por diante. É esse mapa que servirá de base para suas melhorias.

Mapas de fluxo de valor do estado ideal e futuro

Uma vez que você tenha a versão combinada de seu mapa de estado atual, é hora de passar diretamente para a criação de seus mapas de estado ideal e futuro.

O mapa de fluxo de valor de estado ideal requer um firme entendimento dos princípios de manufatura enxuta, para permitir que a equipe visualize um processo enxuto ideal.

Frequentemente é impossível pular direto do estado atual para o ideal, então a equipe precisa chegar a um acordo sobre um mapa do estado futuro para trabalhar na jornada para o estado ideal. 

Isso então se torna a base para um plano de ação; você pode querer primeiro trabalhar na padronização e melhoria de processos para aprimorar os tempos de ciclo e reduzir defeitos ou qualquer que seja o problema mais urgente para o seu negócio destacado em seu VSM.

 

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
Lean Manufacturing: Descubra o que é e como aplicar em…
Open chat