Atrasos na entrega: saiba como lidar com este problema na indústria
Saiba como diminuir os atrasos na entrega e garanta o sucesso da sua empresa
A primeira coisa que precisamos entender é que você, empresário da indústria, precisa contar com um sistema eficiente de transporte para evitar atrasos na entrega.
A logística é algo que precisa ser bem estudada para que não haja custos desnecessários na hora de entregar o seu produto ao cliente final
Afinal, para quem tem interesse em fidelizar um cliente, sabe que a venda não acaba na hora que o seu cliente passa o cartão.
Pelo contrário, aí está o início de um relacionamento. A pós-venda é uma das etapas mais importantes para uma empresa.
Se você é empresário da indústria e quer entender mais sobre o assunto, continue conosco neste artigo.
4 dicas para diminuir os atrasos na entrega
1 – Otimizar processos internos
Os atrasos de entrega estão, na maioria das vezes, relacionados à entrega do produto.
Mas, também, pode acontecer algum processo interno que está levando mais tempo do que o necessário para que o produto esteja pronto para ser enviado.
Sendo assim, analise todos os processos de maneira que você possa identificar todas as possíveis falhas. Observe pontos como:
- estoque: está sendo abastecido em tempo hábil?
- separação correta dos pedidos: a equipe é qualificada? Há funcionários suficientes para a realização mais assertiva desse processo?
- cálculo do prazo para a entrega: é possível reduzi-lo? É preciso mais tempo?
- rota: é a melhor possível? Há outras alternativas, caso haja algum problema?
2- Reduzir a quantidade de devolução
Um alto índice de devolução significa perda de dinheiro e tempo para a empresa. Afinal, há uma demanda inesperada a ser refeita.
Identifique qual a porcentagem dessas devoluções que acontecem devido a falhas na logística. Verifique o total e a quantidade de clientes que receberam o produto errado.
E, a partir daí, trabalhe para reduzir, ao máximo, esse número.
Outro fator que implica a devolução é quando o produto passa por diferentes locais até que chegue ao cliente.
Se, neste processo, o produto sofrer avarias, corre-se o risco de haver devolução. Invista na embalagem do seu produto para que ele chegue até o seu cliente exatamente da forma como ele espera.
3 – Calcular riscos
Antecipe os imprevistos! Esteja preparado para o pior para você poder trazer uma solução rápida para o seu cliente.
Procure saber quais casos graves já aconteceram em empresas semelhantes à sua, e conheça a solução que usaram.
Feche parcerias, se for necessário, mas não espere o pior acontecer para descobrir o que você faria.
4- Acompanhe tudo para evitar atrasos na entrega
Com o avanço da tecnologia, você poderá acompanhar em tempo real as suas entregas.
Sendo assim, saberá imediatamente os motivos dos atrasos, podendo tomar uma ação rápida, que não irá impactar na entrega do produto ao seu cliente.
Tenha o suporte de uma equipe especializada para a organização e otimização da sua indústria
Muitos atrasos na entrega acontecem por falta de monitoramento, por falta de preparo da equipe ou, até mesmo, do gestor.
Não deixe que isso aconteça com a sua empresa!
Conte com o auxílio de um profissional contábil para lhe ajudar na elaboração de um planejamento financeiro para que a sua empresa tenha sempre dinheiro para investir.
Conte a nossa equipe! Estamos aqui para ajudar você a resolver problemas com soluções assertivas e atendimentos personalizados.
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