Utilize a inclusão digital como uma aliada para a sua indústria no processo de modernização tecnológica
O processo de inclusão digital, quando realizado de forma singular, pode proporcionar uma melhora nos processos relacionados a novas tecnologias
Impossível falar sobre inclusão digital na indústria e não relacionar o assunto com os avanços tecnológicos que ocorrem não somente na indústria, mas no mundo.
Os avanços nas tecnologias revolucionaram a maneira como as pessoas vivem, trabalham e interagem uns com os outros.
Para a maioria das pessoas, a tecnologia influencia em como nós:
- Nos comunicamos e socializamos;
- Ensinamos e aprendemos;
- Recrutamos pessoal e procuramos trabalho;
- Fazemos nossos trabalhos.
Do que se trata a inclusão digital?
A inclusão digital é um conceito relativamente novo que tenta abordar questões relacionadas à alfabetização digital e acesso às tecnologias de informações computacionais.
Definimos a inclusão digital como “a capacidade de indivíduos e grupos de acessar e usar tecnologias de informação e comunicação”.
Inclusão digital na indústria
As indústrias à frente do seu tempo são as que rapidamente aproveitam a tecnologia para atender às necessidades do mercado.
Com a previsão de que os usuários de telefones celulares atinjam quase 70% da população, a inclusão digital é um aspecto vital para o crescimento das empresas nas próximas décadas.
Pegar uma carona, pedir uma pizza, fazer compras e até encontrar um namorado pode ser feito por meio de um smartphone. Aplicativos que fornecem esses serviços custam alguns centavos, mas os que reinam são os mais rápidos e acessíveis.
O crescimento e a ampla adoção da tecnologia da informação e comunicação elevaram a importância da alfabetização digital no campo da indústria.
Ao mesmo tempo em que começou a se falar em inclusão digital, lançou luz sobre a exclusão digital, que se refere ao abismo entre aqueles que têm acesso imediato a computadores e à internet e aqueles que não têm.
À medida que a Internet se torna cada vez mais integrada na vida de qualquer empresa ou indústria informatizada, é mais crítico do que nunca garantir o acesso universal a todos os colaboradores.
Evolução tecnológica e Inclusão Digital nas Indústrias
A Indústria 4.0 define a tendência atual dos negócios para a digitalização.
Seu nome vem do quarto estágio da revolução industrial, primeiro impulsionado por vapor e mecanização, seguido por eletricidade e produção em massa e depois por computadores e automação.
O quarto estágio é habilitado por inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, entre outras tecnologias.
Aplicação da inclusão digital nas indústrias
A inclusão digital pode ser promovida de várias maneiras em uma indústria. As indústrias normalmente fornecem dentro de suas dependências acesso a tecnologias digitais, incluindo hardwares, softwares e Internet de alta velocidade.
Essas mesmas indústrias também podem fornecer conteúdo digital para seus respectivos colaboradores, bem como melhorar as habilidades de alfabetização digital por meio de programas de treinamento prático e workshops.
A integração de iniciativas de inclusão digital em áreas de necessidade da indústria, como serviços de automação e processos, também pode melhorar a alfabetização digital e o acesso à tecnologia.
Isso inclui tornar os serviços essenciais, como planejamento, gestão e controle de processos acessíveis por meio das Tecnologias de Informações Computacionais ou da Internet.
O fato é que, com a melhoria e modernização tecnológica dos processos nas indústrias, a inclusão digital passa a ser uma necessidade global e cada indústria precisa estar preparada se não quiser ficar para trás.