Inventário de estoque – veja como um sistema pode ajudar

Iventario De Estoque Saiba Como Fazer Um Iventario De Estoque Eficiente Blog - Quero montar uma empresa

Inventário de estoque: veja como fazer e quais as ferramentas necessárias para ter um inventário preciso.

Precisa fazer um inventário de estoque na sua empresa e não sabe como começar e quais métodos e ferramentas utilizar? Preparamos um artigo para te ajudar na hora de fazer seu inventário de estoque e para manter um bom funcionamento das atividades da sua empresa

O inventário de estoque possibilita a verificação da quantidade de produtos e se há compatibilidade com as informações cadastradas no sistema. 

Ele é um dos pontos que sustentam o bom funcionamento da empresa, afinal a falta de uma boa gestão dos produtos e de materiais implica não ter a real informação sobre a quantidade de produtos que podem ser comercializados, sobre o que está em falta e sobre quais os valores corretos para a venda dos seus produtos.

Entretanto, sabemos que fazer um inventário de estoque não é uma das tarefas mais simples dentro de uma empresa, é um processo complexo que envolve vários quesitos, é importante saber quais pontos poderão te gerar facilidades nessa hora, como, por exemplo, o uso de um bom sistema, que pode promover uma boa execução do inventário de estoque.

Preparamos este artigo para te orientar na hora de fazer um inventário de estoque na sua empresa. Acompanhe!

O que é inventário de estoque?

O inventário de estoque é a relação entre todos os produtos para venda, todas as matérias-primas para produção e todos os demais materiais que a empresa mantém em estoque, seja nas próprias instalações da empresa ou nos demais locais independentes.

Como é feito um inventário de estoque?

Existem alguns tipos de inventários de estoque. É preciso entender que cada um deles é feito de maneira diferente; alguns dos mais utilizados são:

1. Inventário de estoque rotativo:

Neste inventário, é necessária a contagem constante dos produtos, que devem ser divididos em categorias a fim de que os números sempre sejam atualizados.

2. Inventário anual:

Realizado uma vez ao ano e necessita do fechamento da empresa para que seja feita a contagem.

3. Inventário periódico:

O inventário periódico é utilizado por empresas que têm mudanças sazonais de estoque. A contagem é realizada de acordo com períodos do ano, já que a quantidade de estoque da empresa varia de volume estocado.

4. Inventário geral:

São avaliados pelo gestor todos os elementos verificados que compõem a empresa.

Por que o inventário de estoque é tão importante?

A realização do inventário de estoque é necessária, pois ajuda a gestão a saber a quantidade dos produtos gerados. O inventário de estoque é essencial para estratégias adotadas por empresas para diminuir os custos e para, consequentemente, ter um ganho de lucro e de produtividade.

O inventário de estoque pode ajudar a sua empresa com…

  • Excesso de mercadorias inutilizadas; 
  • Atrasos por falta de produtos;
  • Controle sobre as atividades da empresa;
  • Melhoria do uso do espaço físico; 
  • Compras desnecessárias;
  • Redução de custos;
  • Extravio de produtos.

O uso de boas ferramentas para auxiliar no inventário de estoque

O inventário de estoque exige da empresa um controle das mercadorias de maneira contínua.

Algumas empresas têm dificuldades para aplicar táticas que facilitem o processo na hora de analisar e de gerir as informações necessárias; assim, não sabem a maneira correta de gerenciar os seus estoques. 

Diante disso, é importante o uso de ferramentas de controle de estoque, e existem várias táticas feitas para ajudar na gestão de estoque de empresas, deixando esse processo fácil e simples.

Algumas delas são:

  • Giro de estoque (inventário);
  • Modelo de reposição;
  • Controle de estoque por código de barras;
  • Gestão de custos;
  • Modelo de produção e movimentação de estoque;
  • Sistema de gestão.

Em que um sistema de gestão de estoque ajuda a fazer um inventário de estoque?

Para facilitar o processo de gestão e o controle de estoque, é necessário contar com um suporte de um sistema de gestão. Ele permite que o gestor planeje de forma eficaz e estratégica as compras da empresa, evitando o excesso ou a falta de mercadorias.

O uso de um bom sistema facilita o controle de entradas e de saídas, automatizando todo o processo, evita erros e aumenta a produtividade em todos os setores da empresa. 

Logo, é, sim, necessário o uso de um bom sistema de gestão para um bom funcionamento e para a saúde financeira da empresa.

Conte com um profissional da contabilidade

Um contador pode ajudar a empresa na aplicação de estratégias na hora de fazer o inventário de estoque, além de obter conhecimento acerca dos sistemas que podem facilitar todo o processo organizacional das mercadorias da empresa.

CLIQUE AQUI E TENHA O APOIO DE UM PROFISSIONAL!

Menu
Recomendado só para você
Tudo o que você precisa saber sobre o ROI nas…
Open chat