Gestão Industrial – 4 dicas para manter o controle da produção

Fazer uma boa gestão industrial que visa otimizar os fluxos financeiros, de informações e de materiais, pode ser um grande desafio, não é verdade?

Afinal, são muitos detalhes que você deve acompanhar, processos a definir então, áreas para supervisionar e decisões a serem tomadas.

E em meio a tudo isso, é extremamente importante que você priorize assim, boas práticas para manter então o controle da produção na indústria.

E você sabe como manter o controle da produção?

Desse modo, é exatamente sobre esse assunto de tão grande importância para sua indústria, que vamos fazer a abordagem a partir de agora, pois, você não quer cometer falhas que possam assim, acarretar em graves problemas gerenciais e financeiros para o seu negócio, não é mesmo?

Então, vamos às dicas!

1. Conheça cada etapa da produção

Um dos primeiros passos para manter o controle da produção é conhecer muito bem sua indústria, os produtos que ela oferece ao público-alvo e também cada etapa da produção.

Dessa forma, pense bem: como fazer um bom controle de produção na gestão industrial sem que você nem conheça os processos da empresa? Difícil; concorda?

Para isso, você pode fazer então, um mapeamento dos processos, criando assim, fluxogramas de cada atividade pontuando quais as matérias-primas utilizadas, quais produtos são oferecidos e tudo mais que envolva cada um dos setores.

Outro ponto que merece destaque é fazer uma análise de histórico, estudar como a sua indústria se comporta em relação aos períodos sazonais e as demandas de cada cliente, isso te dá então, uma boa base de conhecimento útil para o controle da produção.

2. Planeje por meio de um roteiro de produção

Eis aí um dos SEGREDOS para manter uma boa gestão de produção industrial – planejamento.

Faça um planejamento através de um roteiro para definir tipo de maquinário, tarefas, metas, prazos, reuniões e outros aspectos relevantes nesse processo.

Desse modo, fica mais fácil realizar um correto diagnóstico e otimizar fluxos, definir a capacidade, produção, disponibilidade de materiais, armazenamento, demandas e todo o processo de gestão da indústria.

3. Faça a manutenção preventiva

É comum indústrias investirem apenas em manutenção corretiva. Mas para quê ter esse gasto desnecessário quando você pode ter gasto previsto com uma manutenção preventiva?

O ideal é realizar manutenção preventiva em todos os equipamentos do processo de produção para sua indústria estar preparada frente aos possíveis problemas e, assim, ter mais crescimento.

4. Seu estoque merece ATENÇÃO!

Um das mais importantes dicas de como manter o controle da produção industrial é ter atenção ao estoque:

  • Como está a demanda.
  • Se é preciso realizar mais compras ou não.
  • Se há necessidade de diminuir ou acelerar a produção.

Essa ação é extremamente importante para evitar atrasos, falhas e prejuízos financeiros, já que estoque para é dinheiro jogado fora e maior custo operacional.

E que tal ter algumas dicas bônus? 

Anota aí:

  • Opte por materiais de qualidade.
  • Planeje os indicadores de desempenho para saber se os processos produtivos estão de acordo com o esperado.
  • Invista na automação de processos.
  • Terceirize tarefas auxiliares que não estão totalmente associadas ao seu core business.

Portanto, nem sempre é fácil diagnosticar e implementar mudanças quando o assunto é controle de produção na gestão industrial. Nessas horas, a consultoria de uma boa contabilidade para indústria pode te auxiliar bastante, gerando resultados extraordinários para o seu negócio.

Então se você desejar uma consultoria externa, entre em contato conosco, pois nisso e em outros saberes desse segmento, somos especialistas!

Vamos conversar?

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
Uma indústria tem muitas necessidades, não é mesmo? E qualquer…