Gestão de pessoas na indústria – Como manter a produtividade em alta?

Gestao De Pessoas Na Empresa - Quero montar uma empresa

Quer ter uma equipe produtiva e que entregue um trabalho bem feito? Então invista na gestão de pessoas ou corra o risco de ter projetos atrasados ou que trarão problemas no futuro.

Preste atenção: uma equipe desleixada pode não apenas atrasar um projeto, mas também executá-lo de forma a gerar riscos a si ou a quem está próximo. Quantos acidentes de trabalho na indústria já não aconteceram porque alguém não achou necessário vestir uma EPI?

É por isso que a gestão de pessoas é tão importante para a segurança e também para a produtividade. Afinal de contas, um funcionário acidentado provavelmente significa dias perdidos.

Se está com dificuldades em manter a produtividade em alta, acompanhe esse artigo para entender um pouco mais sobre gestão de pessoas na indústria. Em pouco tempo você ganhará algumas ferramentas que certamente vão tornar a rotina da sua equipe mais produtiva. Confira!

1. Não sobrecarregue sua equipe

A primeira dica é a mais importante. Mesmo em cenários de crise, evite ao máximo sobrecarregar sua equipe. O sobrecarregamento é um dos principais fatores que provocam acidentes de trabalho.

Além da segurança, nenhum ser humano é capaz de alcançar altos níveis de produtividade a todos os momentos. Por isso, ter uma rotina de sobrecarregamento pode ser fatal, tanto quando falamos em acidentes quanto na saúde de seus funcionários.

Manter uma rotina atarefada mas sem esgotar sua equipe é a fórmula ideal para ter níveis de produtividade altos por muito tempo. Evitar o sobrecarregamento e a estafa da equipe é uma das responsabilidades de quem trabalha na gestão de pessoas.

2. Criar metas realistas

Quer começar um novo projeto com a produtividade em baixa? Basta criar metas que sua equipe sabe que não irá cumprir. Metas desafiadoras podem resultar certa resistência, mas existe uma diferença entre desafios possíveis e objetivos fora da realidade.

Mesmo que consiga convencer sua equipe a tentar alcançar a meta, a frustração de não conseguir alcançá-la também reduzirá a motivação dos funcionários. Inclusive, o efeito irá ser pior caso metas impossíveis se repitam com frequência.

3. Organize seus canais de comunicação e hierarquia

Em projetos na indústria, é importante a boa comunicação e o entendimento claro da hierarquia. Sua equipe precisa saber quem consultar caso hajam dúvidas de como prosseguir ou para resolver impasses. Esse é um trabalho que deve ser desenvolvido entre a equipe de gestão de pessoas e de comunicação sempre que possível.

Também é importante criar canais de comunicação organizados e ágeis. Falhas na comunicação podem resultar em fabricação de produtos com erros ou até problemas de segurança do trabalho. 

Sem contar uma possível paralisia na produção, caso muitas informações acabem se desencontrando e a incerteza venha se instaurar no pátio.

4. Meça (e recompense!) a produtividade

Se não sabe como sua equipe conseguiu ser produtiva, será impossível replicar o modelo que fez com que alcançasse esse resultado. Por isso, crie métodos para avaliar a produtividade da sua equipe.

Dessa maneira, poderá descobrir quais medidas melhoraram os índices produtivos e também onde pode melhorar para despertar todo o potencial da sua equipe.

Além disso, como alguém que faz gestão de pessoas, não deixe de comemorar e recompensar esforços que levaram ao alcance de metas ou melhoraram os índices de produtividade.

Com essas quatro simples dicas, você já irá começar a melhorar o nível de produtividade das equipes. Notou que a maioria das dicas envolvem se importar com a segurança dos funcionários e uma fluida comunicação? 

Tratar e reconhecer seus colaboradores como seres humanos já é um pontapé inicial para melhorar a motivação e alcançar os resultados que precisa.

Quer aprender mais sobre produtividade em indústrias? Então continue a acompanhar nossos artigos! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Menu
Recomendado
Como é feita a gestão de projetos industriais em sua…