Contabilidade para indústria como funciona?

Vamos supor que você deseja produzir algum produto; será que você sabe exatamente quanto isso vai custar? Tem uma noção aproximada das despesas envolvidas em seu processo produtivo?

A contabilidade para indústria é certamente o que vai manter você sempre atualizado para responder assim, a essas e outras perguntas relacionadas à gestão financeira do seu negócio.

Desse modo, esse tipo de contabilidade é de extrema utilidade nas indústrias, inclusive na sua.

Então, quer saber mais sobre como funciona a contabilidade para indústria

Então vamos lá!

Contabilidade para indústria – o que é

Você sabe que em uma indústria são vários fatores que envolvem a composição do custo final de um produto; não é mesmo?

Sendo assim, o único meio de determinar esse custo é uma contabilidade voltada especificamente para essa finalidade.

Dessa forma, a contabilidade para indústria – ou contabilidade de custos, como também é conhecida – compreende então, o processo de detectar e tratar custos de produção que favorecem o produto final de uma empresa.

Contabilidade para indústria – como funciona

A contabilidade industrial ou contabilidade de custos permite que sua indústria saiba exatamente o total dos gastos para assim, produzir algum item, e com isso utilizar esses dados para fazer o cálculo do valor de revenda e a margem de lucro.

Portanto, fazer a contabilidade de custos de sua indústria é entender onde estão e como se comportam os custos dentro dela.

Está entendendo?

Vamos de dar um exemplo para reforçar o seu entendimento quanto à contabilidade para indústrias: em sua indústria o lucro é resultado da transformação de matéria-prima em um produto final, certo?

Certo. Isso envolve determinadas particularidades, vez que o processo até a obtenção do lucro final abrange funções acessórias específicas, como:

  • Compra de matéria-prima e a venda final do produto.
  • Transformação dos materiais.
  • Aplicação de capital e obtenção de financiamentos, etc.

Assim, o setor de indústrias exige muita atenção, vez que tem muitas particularidades relacionadas aos assuntos, contábeis e fiscais e também na parte tributária, como o ICMS e IPI.

Por isso, você deve ter o cuidado ao contratar uma contabilidade para indústrias, para que o seu negócio utilize os métodos de custeios adequados, esteja com suas obrigações sempre em dia e gere lucros.

Provavelmente você esteja pensando “então a contabilidade industrial é igual a contabilidade comercial”.

Não.

Na contabilidade comercial é só somar o valor pago pela mercadoria aos tributos não compensáveis e mais alguns custos acessórios como seguros e fretes, para você identificar o custo dessa mercadoria.

Por outro lado, na contabilidade aplicada a uma empresa do ramo industrial isso é mais complexo, já que a transformação de matéria-prima em produto final engloba custos com mão-de-obra, água, energia elétrica e outros.

Com isso você pode notar que é preciso levar em consideração não apenas o valor investido na matéria-prima, mas também os custos de produção.

Ademais, o lucro nesse caso só é identificado após a conclusão da venda, vez que a essa venda ainda são aplicadas despesas financeiras, administrativas e comerciais.

Portanto, ao contar com o apoio de um contador especializado no setor de indústria você tem um parceiro estratégico na tomada de decisões que levam ao aumento da lucratividade do seu negócio.

É com esse profissional que você pode contar para obter um alto número de informações extremamente relevantes para a sua indústria especificamente; seja ela:

Percebeu quantas utilidades e os benefícios da contabilidade industrial?

Então, agora que você sabe como funciona a contabilidade para indústria e sua importância para o seu negócio, planeje seu crescimento!

E precisando de estabelecer custos para determinado período, possuir maior controle sobre as quantidades físicas produzidas, definir sistemas de controle de custo que permitam comparações, análises, redução ou melhoria de custo entre em contato com nossa contabilidade para indústria.

É um prazer conversar com você!

Um forte abraço.

Menu
Recomendado
Você sabe realmente quanto custa a produção de um produto…