Manutenção Preditiva: Como desenvolver em uma indústria?

Manutenção Preditiva - Quero montar uma empresa

Entenda de uma forma simples o que é a manutenção preditiva e como você pode desenvolver uma excelente para a sua indústria!

Sua indústria não está conseguindo gerar tanto lucro quanto ela é capaz, porém, você pode mudar esse jogo agora mesmo! Quer saber como?

Uma indústria é um comércio que existe desde a revolução industrial, que aconteceu muito tempo atrás, na Inglaterra. Mas, como quem vive de passado é museu e os donos das indústrias daquela época não serão muito úteis te aconselhando, viemos te dar uma sugestão de como otimizar os seus resultados e diminuir suas despesas.

Então, se você quer potencializar os seus lucros, eliminando gastos com máquinas quebrando aqui e ali, vamos falar sobre o que é a manutenção preditiva e te mostrar o que ela pode fazer para dar um “basta” com os custos exagerados de assistência aos equipamentos de sua indústria!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é, de fato, uma manutenção preditiva?

Já ouviu aquele velho ditado que fala sobre ser melhor prevenir do que remediar? Apostamos que sim e, além de conhecer, coloca constantemente em prática o ensinamento que essa frase nos passa, afinal, o que seria de um empreendimento sem que os riscos sejam reduzidos ao máximo, garantindo que haja menos gastos no final do mês.

Sendo assim, um empreendedor precisa tomar as atitudes necessárias para que o seu progresso conte com o mínimo de números subtraindo os seus lucros e, dessa forma, medidas para a prevenção das mais diversas situações foram  implantadas.

Visto isso, a manutenção preditiva é exatamente uma dessas atitudes para que se reduzam as despesas de sua indústria, pois ela consiste na realização de análises nas máquinas e equipamentos, sendo contempladas em um período de tempo que deve ser constantemente repetido, assim, é possível que as comparações sejam realizadas e, dessa forma, consiga-se averiguar se há necessidade de fazer a manutenção do aparelho ou não.

Outro fator que decorre das avaliações feitas é a constatação do “tempo de vida” dos dispositivos de sua indústria, assim, possibilitando um melhor aproveitamento das peças sem que haja um desgaste precoce das mesmas, prolongando sua manutenção e até mesmo sua necessidade de substituição.

Entenda como você é capaz de fazer uma manutenção preditiva em sua indústria!

Sim, é possível que você mesmo faça a manutenção preditiva em sua indústria, mas o ideal mesmo é que uma ou mais pessoas sejam envolvidas nesse processo, assim, garante-se a assiduidade e a redução de falhas da tarefa em questão.

Então, estabeleça parâmetros a serem analisados nas inspeções, assim, com base nos dados coletados de suas máquinas, faça uma conferência com os números ideais para o bom funcionamento dos equipamentos, verificando o estado dos itens.

Sendo assim, essas análises e informações sobre as máquinas devem ser disponibilizadas para a consulta de seus funcionários, assim, eles próprios terão a capacidade de examinar o desempenho dos aparelhos.

Se você quiser otimizar sua manutenção preditiva, conte com a tecnologia ao seu favor!

Atualmente, em empresas que estão investindo em suas transições para a indústria 4.0, essa averiguação pode dispensar o trabalho de indivíduos, já que essa tarefa pode ser delegada para sensores capazes de captar informações sobre seus equipamentos e, assim, monitorar constantemente sua qualidade.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo e responderemos o mais rápido possível! E se ficou com alguma dúvida relacionada ao nosso conteúdo, ou então gostaria de contratar nossos serviços, não hesite em nos contatar!

Menu
Recomendado
Saiba mais sobre o que é a Indústria 4.0 e…