Inovações tecnológicas – Saiba como elas têm revolucionado o ramo industrial!

Inovacao Tecnologica (1) - Quero montar uma empresa

Entenda um pouco mais sobre o que as inovações tecnológicas têm feito para as indústrias trazerem o futuro para o presente!

Muitos dizem que o futuro será super tecnológico, e as novidades não vão deixar os seres humanos mais tão animados, pois existirão tantas que o novo será apenas parte da rotina – assim como no filme da Disney Pixar, Wall-E!

Todavia, algumas das situações retratadas em filmes não estão tão longe de nossa realidade atual – sim, estamos falando de 2020 – pois, apesar de não serem acessíveis ao grande público, muitas modernidades têm chamado a atenção por comporem a mais nova revolução industrial…

Sendo assim, hoje vamos falar sobre as inovações tecnológicas que essa revolução trouxe para o presente, e como a indústria já utiliza vários de seus recursos para otimizar processos e atingir novos resultados!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Como as inovações tecnológicas têm atuado na indústria?

Não é preciso pensar em discos voadores e coisas de outro mundo para que se ache o significado das inovações tecnológicas, afinal, elas estão bem mais perto da sua realidade do que uma invasão alienígena – nós achamos, pelo menos!

Sendo assim, elas estão sendo amplamente disseminadas pelo novo conceito de Indústria 4.0, que promete mudar o modo como produzimos as mesmas coisas de hoje, provendo mais controle, integração e avanço – inclusive, se você quiser conferir mais sobre esse assunto, é só clicar aqui e conferir o que preparamos para você se inteirar nesse assunto!

Então, vamos falar brevemente sobre três pontos que estão “dando a cara” dessa mais nova revolução a qual estamos passando!

Internet das coisas

Imagine o seu celular agora – esperamos que ele seja um smartphone, se não, a nossa analogia morre aqui! -, ele não possui mais recursos do que ser possa realmente imaginar? Só a internet por si própria já é algo impressionante, e é justamente algo semelhante a ela que surgiu!

A internet das coisas é como a que conhecemos, mas com a integração das máquinas de uma indústria, dessa forma, os dados necessários para que haja uma integração mais efetiva entre as máquinas existem, promovendo uma troca de dados mais agilizada.

Nanotecnologia

Uma nova forma de enxergar a tecnologia, a nanotecnologia utiliza do mínimo de espaço com o máximo de eficiência, dessa forma, mesmo com o pequeno tamanho, ela é capaz de superar atividades antigas e, inclusive, inventar novas.

Robótica

Assim como nos filmes de ficção científica, a robótica está presente através de máquinas com inteligência própria suficiente para realizar tarefas sem o auxílio de um ser humano assim, completando ações de forma independente.

Qual o impacto que as inovações tecnológicas trouxeram para a indústria?

Sendo assim, é possível concluir que as inovações tecnológicas são parte da atividade industrial, tornando-a mais dinâmica e capaz de feitos que, antes, nunca seriam possíveis – afinal, você realmente pensou que uma geladeira teria conexão com a internet?

Então, estamos dando um passo para chegar mais além, vivendo um período histórico da nossa passagem na Terra, ao qual temos o privilégio de testemunhar a mais nova revolução que passará o mundo todo, espalhando cada vez mais tecnologia e, logo logo, estarão nos livros de história das escolas!

Gostou do conteúdo de hoje? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais! Se ficou com alguma dúvida ou então precisa do auxílio de um especialista, entre em contato conosco!

Menu
Recomendado
Saiba mais sobre o que é a manutenção industrial e…