Entenda a importância e como calcular o ciclo operacional

Ciclo Operacional Descubra O Que E E Como Calcular Em Sua Industria Blog - Quero montar uma empresa

Ciclo operacional: entenda a importância para sua indústria e como calcular

Saber qual a importância e como calcular o ciclo operacional é imprescindível dentro de uma indústria, afinal esse processo está diretamente ligado à produção e à efetividade das atividades desempenhadas. Portanto, veja qual a importância e como calcular o ciclo operacional!

Na indústria, a produção é o processo de fabricação de mercadorias, o que envolve várias etapas que precisam estar interligadas em prol do resultado final. Desse modo, o ciclo operacional é o fluxo contínuo de atividades envolvidas na produção de um produto.

É importante entender como diferentes departamentos interagem entre si e como o ciclo operacional pode impactar o desempenho de sua empresa. Entender o que é e por que é importante ajudará você a operar sua empresa com mais eficiência e a melhorar seus resultados. 

Vamos dar uma olhada no que significa ciclo operacional, na sua importância para as operações dentro da indústria e como calculá-lo?

Então, se quiser saber mais, leia este artigo até o fim!

O que é ciclo operacional?

Um ciclo operacional é uma sequência contínua de atividades dentro de uma organização, ele ajuda a organizar o fluxo de trabalho entre os diferentes departamentos. Dentro da indústria, o ciclo operacional se trata de todas as atividades que envolvem um processo, desde a matéria-prima para fabricação de um produto até a sua venda.

Por que o ciclo operacional é importante?

Os ciclos operacionais são importantes por várias razões, dentre elas estão:

  • As informações que você coleta ao mapear seu processo e ao calcular o tempo do ciclo para cada etapa podem ajudá-lo a identificar problemas;
  • Você pode usar tais informações para fazer melhorias, tais como adicionar trabalhadores ou racionalizar um processo, encontrando maneiras de reduzir o tempo que leva para completar uma tarefa;
  • Desenvolvimento de procedimentos de trabalho-padrão. O trabalho-padrão é uma forma de padronizar tarefas dentro de um processo e torná-las repetíveis. Isso pode ser particularmente útil no treinamento de novos funcionários;
  • Proporcionam uma visão estruturada de todo o processo.

Como calcular o ciclo operacional  

Para fazer o cálculo do ciclo operacional, é necessário levar em consideração as seguintes informações:

  • Ciclo econômico que corresponde ao tempo entre compra da matéria-prima e venda do produto final, ou seja, o prazo médio de estocagem;
  • Prazo médio de recebimento do dinheiro após a venda do produto.

O cálculo do ciclo operacional é necessário para somar o ciclo econômico e o prazo médio de recebimento.

Dessa maneira, suponha que o prazo médio de estocagem de um produto corresponde a 10 dias e que o prazo médio de recebimento do dinheiro após a venda corresponda a 5 dias; diante disso, o ciclo operacional será de 15 dias.

Como melhorar o ciclo operacional?

Há muitas maneiras de melhorar a eficiência de seu processo. Você precisa encontrar maneiras de reduzir o tempo necessário para completar cada passo e garantir maior efetividade na conclusão das tarefas e do processo como um todo.

O primeiro passo é dar uma olhada mais de perto em tudo que engloba o processo. Comece mapeando as atividades incluindo cada etapa e a quantidade de tempo que leva para completar essa etapa. Isto lhe dará uma visão clara de onde você precisa concentrar sua atenção em melhorias, seja em tempo ou efetividade. Em seguida, trabalhe com suas equipes para determinar o que está causando as ineficiências e monte estratégias para resolver tais questões.

Tenha auxílio especializado!

Sabe-se que a gestão empresarial não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de indústria em que todos os processos devem ser estritamente analisados e efetuados visando a um bom resultado final.

Desse modo, concentrar-se em diversas tarefas específicas dentro da indústria e gerenciar todos os processos e as áreas que constituem uma empresa se tornam uma tarefa demasiado pesada. 

O apoio especializado pode não apenas diminuir a incidência dessas tarefas em especificidade, como também garantir menor tempo gasto e maior efetividade como um todo.

Conte com o nosso auxílio!

FAÇA O CÁLCULO DO SEU CICLO OPERACIONAL DE FORMA EFETIVA E PRÁTICA, CLIQUE AQUI E CONTE COM AUXÍLIO ESPECIALIZADO!

Classifique nosso post post
Você pode gostar também…

Mais posts similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado só para você
Conheça os erros que estão afetando o rendimento de sua…