Você sabe realmente quanto custa a produção de um produto específico que sua empresa fabrica? Quais são os de maiores custos?
Se acaso, você tem segurança em sua resposta tudo bem; mas caso tenha ficado com dúvida é preciso então, urgentemente que saiba como funcionam os custos de uma produção industrial, que, por sinal, tem suas particularidades em relação a outros segmentos.
Desse modo, infelizmente é comum encontrar empreendedores que não entendem desse assunto e assim, pensam tanto só em produzir que se esquecem dos custos com a indústria.
Mas é necessário fazer as contas para que assim você possa identificar se a sua indústria está mesmo tendo LUCRO ou PREJUÍZO com a atividade que exerce.
Por isso, elaboramos então, este material especialmente para te explicar melhor sobre esse assunto.
Quer saber mais?
Então acompanhe!
O custo de produção da sua indústria
Os custos de produção são as despesas decorrentes de sua indústria para obter a produção.
Ou seja, é a somatória de todos os recursos utilizados no processo de produção de uma atividade; em outras palavras, é tudo que é gasto para produzir um material.
Benefícios de calcular o custo de produção de sua indústria
Essa tarefa é primordial para o eficaz planejamento industrial; com o custo de produção você:
- Identificar quais processos estão tendo maiores gastos.
- Como reduzir esses gastos, para até aumentar o lucro.
- Avaliar qual a rentabilidade de um produto, etc.
E com a análise do custo de produção industrial de períodos anteriores, você consegue se programar e planejar o que irá gastar no próximo período de produção.
O que compõe os custos de produção industrial
Para realizar a apuração correta dos custos de produção em uma indústria você deve levar em conta os custos indiretos e os custos diretos.
E para você fazer a separação desses custos é imprescindível que tenha conhecimento sobre conceitos de custos diretos, custos fixos, custos indiretos e custos variáveis; senão mistura tudo e impacta diretamente nessa apuração.
Veja:
- Os custos indiretos são aqueles recursos necessários à produção, porém não são diretamente aplicados ao produto industrial final, por isso é que devem ser rateados para todos os itens produzidos em determinado período.
- Já os custos diretos são os componentes adquiridos e produzidos que formam a estrutura do material e as horas de mão-de-obra utilizadas para produção dos materiais.
Entendeu?
Calculando o custo total da produção
Com todas as informações acima apuradas corretamente, para você chegar no custo total de produção basta apenas somar todos esses dados:
custos diretos + custos indiretos = Custo total
Uma dica bacana, que inclusive uma boa contabilidade para indústria disponibiliza, é ferramenta de gestão integrado ERP.
Com ela, a cada movimentação de material como recebimento e requisição mais os apontamentos de ordem de fabricação, esse ERP faz todo o registro das informações e automaticamente atualiza o custo dos produtos de sua indústria, conforme os parâmetros determinados para ela.
Assim, um sistema de ERP agiliza bastante esse processo de apuração dos custos de produção industrial e é ótimo também para você ganhar confiabilidade nas informações obtidas por ele.
Viu como funcionam os custos de produção industrial?
Devido a tantas particularidades que envolvem esse setor é importante que você conte com o auxílio de uma contabilidade que atue ESPECIFICAMENTE com contabilidade para indústria para que ela te auxilie com:
- O planejamento tributário.
- Apuração e análise dos custos de produção.
- Assessore nas questões contábeis e fiscais.
E apresente um estudo de dados que demonstrem se a sua indústria está superando as expectativas quantitativas, se está na média ou se é necessário entrar com uma ação para que sua indústria mantenha o bom funcionamento e lucratividade.
Então agora é a sua hora de fazer a apuração dos custos; e se precisar de ajuda conte com o apoio de nossa contabilidade para indústria.
Um forte abraço.